Coworking é um novo modelo de trabalho onde profissionais freelancers, autônomos e pequenas empresas se reúnem em um mesmo ambiente para compartilhar custos, experiências e muitas vezes gerar networking que fomente novos negócios. Este modelo surgiu nos EUA da necessidade de reduzir o custo gerado pela ociosidade de um espaço, através da otimização da utilização desse local.
Como surgiu o coworking médico?
De acordo com um levantamento da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), metade dos médicos no Brasil possuem pelo menos três empregos, e cerca de 66% deles atendem as demandas do setor privado. Isso aponta a necessidade de o médico ter, de forma parcial, pelos menos um local próprio para atender consultas, exames e procedimentos de convênios ou particulares. E foi pensando nessa necessidade, na otimização dos custos, num movimento de sustentabilidade e seguindo a atual tendência mundial, que surgiu o coworking médico.
O modelo anterior
O modelo mais usado para suprir essa necessidade era a abertura de um consultório próprio ou a sublocação. Ou seja, mesmo havendo tempo ocioso, os custos continuam sendo de responsabilidade de apenas uma pessoa, gerando custos altos como aluguel, condomínio, impostos, luz, limpeza, licenças, água, telefone, secretariado e etc.
Coworking médico é a solução
O sistema de coworking médico é mais prático que a sublocação, porque o profissional de saúde é apoiado por uma empresa que lhe permite usufruir de uma estrutura confortável de atendimento e preparada para sua área de atuação, em regiões próximas a hospitais. Essas empresas oferecem serviço de marcação de consulta e possuem turnos flexíveis, podendo estes ser fixos ou avulsos. Horas avulsas também podem ser contratadas. Além disso, a redução da ociosidade e a otimização dos recursos disponíveis, contribuem com a criação de maior vantagem competitiva sustentável das atividades médicas e também com a oferta de serviços mais acessíveis que possam beneficiar clientes e pacientes.
Em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, os espaços de coworking vem se disseminando rapidamente e no segmento de coworking médico não poderia ser diferente. A maioria dos consultórios estão localizados na região hospitalar, nos bairros Santa Efigênia e Funcionários e cada um possui seu diferencial. O diferencial pode estar na logística como gerência de marcação e confirmação de agenda, limpeza e organização do consultório; ou em espaços amplos, luxuosos, de altíssimo padrão ou ainda coworkings que disponibilizam o serviço de marketing digital, divulgando o trabalho dos profissionais em seus canais sociais, site e links patrocinados. Seja como for, o coworking médico é uma excelente solução que traz a seus associados a tranquilidade de focar no que é o mais importante: a excelência no atendimento de seus pacientes.