4 passos para eliminar a celulite

A Celulite ou Lipodistrofia Ginoide, compromete cerca de 90% das mulheres durante a vida, sendo mais frequente na puberdade, gravidez e também quando há aumento de peso significativo. Estudos afirmam que a celulite foi classificada como a questão de beleza que mais incomoda, pois interfere diretamente na autoconfiança, causando constrangimento, principalmente nas mulheres.

O que é a celulite?

A celulite é uma alteração fisiológica da arquitetura da pele e gordura que causam irregularidades pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam. Na celulite, há comprometimento da vascularização, acumulo de gordura e aumento de flacidez. Também há modificação progressiva da textura do tecido, que fica cada vez mais endurecido e granulado, caracterizando a pele casca de laranja, peculiar da celulite.

Infelizmente, se não tratada, a celulite progride, deixando o tecido com depressões e até dor na palpação. A flacidez também é progressiva, com constante perda de colágeno.

Por que mulheres têm mais tendência a ter celulite?

A mulher tem muito mais celulite que o homem devido a fatores ligados ao hormônio feminino e a configuração dos ligamentos da pele da mulher. O corpo com tipo físico mais arredondado e curvilíneo, característico da mulher brasileira é ainda mais propenso a apresentar celulite. Mas devemos lembrar que a causa da celulite é multifatorial, envolvendo aspectos genéticos, fisiológicos e ambientais. Dentre estes, os fatores ambientais, como alimentação inadequada, falta de atividade física, estresse, uso de hormônios (incluindo anticoncepcional), má qualidade do sono, sobrepeso, tipo de corpo e fumo, tem relevância fundamental nesse processo.

Qual o melhor tratamento para celulite?

Para o tratamento da celulite é necessário passar por um diagnóstico correto, para definir o grau de infiltração, endurecimento, retenção hídrica e de flacidez. Ou seja, o melhor tratamento precisa ser baseado no grau de celulite e ajustado a cada necessidade, sendo definido de maneira individualizada. Destes, o balanço celulite/ flacidez é o mais importante na definição do melhor tratamento para celulite.

Por isso não existe um tratamento único e milagroso capaz de eliminar a celulite por inteiro. No entanto, há vários motivos para comemorar. Os avanços tecnológicos são incontestáveis, por conta da melhor compreensão dos mecanismos que levam ao aparecimento da celulite. E apesar de estarmos longe de uma solução definitiva, os tratamentos produzem resultados cada vez mais eficazes. Já é possível reduzir a celulite em até 65%!

Como é o tratamento de celulite?

Além do uso de tecnologias e equipamentos (faremos um post com mais detalhes sobre todas as opções), o tratamento da celulite inclui mudanças de hábitos, como a melhora da alimentação e a prática de exercícios regulares na rotina diária. Cremes à base de ácidos, vitaminas e cafeína, podem ajudar a drenagem linfática e na qualidade da pele, além da evitarem a retenção hídrica crônica.
Atualmente também existem vários nutracêuticos que podem ajudar no combate da celulite como oligoelementos, colágeno, vitaminas, antioxidantes, diuréticos, fitoterápicos e probióticos. O médico nutrólogo ou dermatologista é capaz de prescrever a melhor formula para cada caso.

Confira abaixo 4 passos para ajudar a eliminar a celulite:

  1. Hidrate-se: quanto mais água melhor a textura e a elasticidade da pele. Tomar bastante água ajuda a eliminar gorduras e toxinas do corpo.
  2. Faça uma dieta equilibrada: dê preferência ao consumo de alimentos frescos e sem agrotóxicos como frutas, verduras, legumes e proteínas.
  3. Perca o peso extra do seu corpo: quanto mais gordura total no corpo, maior a tendência a ter um aspecto desagradável na pele. Perder peso extra também ajuda a derreter a gordura que está acumulada no corpo, especialmente em mulheres.
  4. Faça exercícios físicos regularmente: a celulite é causada pelo efeito do acúmulo de gordura, e uma das melhores formas para se livrar da gordura é exercitar-se. Busque exercícios intervalados de alta intensidade, como corrida, ciclismo, caminhada. Exercícios aeróbicos são os que mais ajudam, principalmente nas coxas, bumbum e pernas.

Os tratamentos estéticos são bem-vindos e precisam ser aliados a bons hábitos. Devemos lembrar, por exemplo, que se a ingestão de alimentos gordurosos continuar sendo excessiva, os resultados dos procedimentos estéticos serão pobres e pouco duradouros. Ou seja, o tratamento da celulite depende da mudança de hábitos, como a melhora da alimentação e realização de exercícios regulares.

Lembre-se que cada caso deve ser avaliado de forma individual e não existe um tratamento único que possa ser indicado para todas as pessoas. Procure um especialista e faça uma avaliação individualizada para buscar o melhor tratamento para você!