O Beleza Moderna dessa semana fala de um tratamento já há muito usado, mas extremamente eficaz: o preenchimento facial. Podendo ser feito com diversas substâncias, no preenchimento facial os carros chefe são: o metacrilato e o ácido hialurônico. Como o próprio nome sugere, o preenchimento serve para preencher a face sejam nela os sulcos, as rugas ou mesmo os lábios. O preenchimento permite dar um ar mais equilibrado ao rosto ou totalmente disforme se dele abusado.
Preenchimento facial antes e depois
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Ele preenche rugas e sulcos no rosto, como o sulco nasogeniano ou bigode chinês; além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.
O procedimento consiste na aplicação de materiais específicos sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo assim, sua profundidade e restaurando o contorno e o volume do rosto. Ao injetar o material sob a pele, ele “empurra” a pele acima dele, suavizando dessa forma, os sulcos e as rugas na região.
Os materiais aplicados no tratamento são conhecidos como preenchedores e promovem o aumento de volume no local aplicado. O mais utilizado é o ácido hialurônico. Há ainda os indutores da formação do colágeno, que não são exatamente preenchedores e a possibilidade de preenchimento com a gordura própria.
Ácido Hialurônico
O Ácido Hialurônico é uma substância natural no organismo, presente em grande quantidade na pele, tecido conjuntivo e articulações. Tem como objetivo, lubrificar o tecido e preencher o espaço intercelular. Com o envelhecimento, o Ácido Hialurônico perde sua presença em quantidade e proporção, deixando a pele com menos volume. Aliada à perda progressiva de colágeno e capacidade de hidratação, sua redução colabora para o surgimento de sulcos e rugas. O ácido hialurônico é uma substância inerte, estéril e refinada com textura viscosa que é apresentada em veículo gel.
Abaixo as principais indicações para o preenchimento facial:
- Rugas finas no rosto;
- Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“);
- Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças como a Lipodistrofia do HIV, levando a “bochecha murcha”;
- Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
- Sulcos do canto da boca e infralabiais;
- Correção de cicatrizes;
- Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios;
- Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto, o que pode ser feita tanto com ácido hialurônico como pela bioplastia.
O preenchimento é um procedimento relativamente indolor. Lembre-se sempre de procurar um profissional especializado, pois um procedimento mal feito pode provocar a formação de grânulos.
Na próxima semana, A Beleza Moderna fala mais sobre uma velha aliada da beleza: o peeling.