São diversos os fatores que desencadeiam a celulite, a alimentação rica em conservantes, frituras, sal e refrigerantes, aumentam a quantidade de células gordurosas. O sobrepeso e a ação dos hormônios favorecem também a retenção de líquidos. Já o fumo é responsável pela má circulação do sangue.
A celulite para além de um problema estético
A celulite se difere em graus de intensidade, existem 4 níveis, conheça melhor cada um deles.
A celulite de grau 1 é visível apenas com a manobra de pinçamento (comprimir uma pequena parte do corpo entre os dedos) ou apenas apalpando a pele. Não há comprometimento circulatório. No grau 2, a grande quantidade de gordura no interior das células, agora está acompanhada de fibrose, que faz “endurecer” a pele. Nesse estágio os problemas circulatórios começam a aparecer, e a celulite pode estar visível pela modificação de movimentos do corpo. O grau 3 é o famoso e tão popular termo “Casca de Laranja”, porque é com isso que a pele se parece nesse estágio, devido à formação de nódulos. Por fim, no nível 4, as pernas tornam-se pesadas e a pele bem marcada pelo inchaço e pelos edemas, sendo que muitas mulheres sentem cansaço, dificuldade de locomoção e dores, devido à falta de circulação adequada na região das pernas e quadril, e ainda o mais desagradável, que são os nódulos que podem ser vistos sob a roupa com facilidade.
Saiba como acabar com a celulite
Antes de tudo, saiba que cremes e loções não fazem milagre: a ação desses produtos é superficial e não consegue atingir as camadas mais profundas da pele – onde estão as verdadeiras causas da celulite. Além disso, não desista de trata-la só porque sua mãe, sua avó e sua irmã tem celulite: você não está presa aos furinhos para o resto da vida e independentemente da sua idade você consegue, no mínimo, melhorá-las.
Um dos pontos principais que ajudam nesse processo é a prática de exercícios físicos regulares, alimentar-se bem e manter-se hidratado através do consumo de água, essas são dicas essenciais. Existem também alguns alimentos que podem auxiliar na redução da celulite, pois contém ácidos graxos: ômega-3 e L-Arginina são facilmente encontrados em peixes, semente de linhaça, aveia, vegetais verdes, entre outros.
Por fim, procedimentos estéticos também ajudam no processo de melhoria da celulite, uma terapia muito aplicada atualmente é a criofrequência, que estimula a queima de gordura e a circulação local, induzindo à formação de colágeno, o que ajuda bastante a eliminar os “terríveis furinhos”.
E afinal, o que é criofrequência?
A criofrequência é a nova sensação do momento: uma terapia de estética avançada, segura e indolor. A partir do uso de uma máquina de última geração da Body Health que é capaz de trabalhar com a sinergia do frio de até -10ºc e até 1050 watts de onda eletromagnética, é possível esfriar a epiderme a graus negativos, provocando a imediata contração das fibras de colágeno. Ao mesmo tempo, o calor gerado a partir da radiofrequência atinge a pele, elevando a temperatura e retraindo o colágeno existente, estimulando a formação de novas fibras elásticas. Essa terapia inovadora é indicada para eliminar três grandes inimigos da beleza: a celulite, a gordura localizada e a flacidez da pele.
Todas estas dicas devem ser acompanhadas de um bom tratamento médico para que o corpo possa eliminar a gordura e a retenção de líquidos, o que poderá contribuir para a diminuição das medidas e melhora na aparência da celulite. Entretanto, cada caso deve ser avaliado de forma individual e não existe um tratamento único que possa ser indicado para todas as pessoas.