Peeling facial e corporal

O Beleza Moderna dessa semana fala sobre os diversos tipos de peeling: tratamento que vai além da limpeza de pele não só retirando as impurezas, mas renovando de fato a tez. O uso de cremes, géis, máscaras a base de ácido retinóico, salicílico e fenol super potencializadoras, o famoso peeling químico é aplicado pelo dermatologista, provocando a descamação da pele. Maquinário mecânico (peeling de cristal e diamante) e a laser (Acroma Qs, luz Pulsada Etherea e CO2 Fracionado) também podem ser usados com o mesmo propósito e com diferentes intensidades. Venha e leia mais sobre esse universo.

Peeling

Hoje vamos falar de um dos procedimentos de beleza mais rotineiros e procurados tanto por homens quanto mulheres e nem por isso menos eficaz: o peeling. O Beleza Moderna traz esse hino de tratamento como tema para falar de seus tipos, indicações, resultados e cuidados a serem tomados.

Para que serve o peeling facial?

Vinda do inglês, a palavra peeling significa descamar e é justamente isso que o procedimento se propõe a fazer. Enquanto a limpeza de pele propõe limpar e retirar as impurezas da pele, o peeling é uma ação que descama a pele para que, em seu lugar, surja outra mais jovem, uniforme, firme e vistosa através da renovação celular. É indicado para o tratamento de manchas como o  melasma, as melanoses solares e as sardas; cicatrizes de acne; lesões de pele pré-cancerígenas; rejuvenescimento; queratose pilar e estrias, além de tratar a acne ativa e melhorar os cravos.  O peeling pode ser químico, a laser ou físico, aplicado na face ou no corpo. Possui ainda, uma escala de intensidade/efeito, sendo ela dividida em : superficial, média ou profunda.

Tipos de peeling

No peeling químico é feita a aplicação tópica de uma substância abrasiva. São mais de 100 tipos. Cada tipo tem uma intensidade podendo ser superficial, média ou profunda. Quanto maior a profundidade, maior são os riscos, mas também são maiores as possibilidades de atingir bons resultados.

O peeling físico consiste em agentes indutores de descamação que podem ser desde lixas até aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais (peeling de cristal) ou as lixas de pontas de diamantes (peeling de diamantes), fazendo um lixamento mecânico da pele.

Desenvolvida na Itália em 1985, a microdermoabrasão é uma das mais utilizadas. Esse procedimento fundamenta-se na aplicação direta sobre a pele de uma pressão negativa e positiva simultânea utilizando um equipamento. Esse possibilita regular os níveis de esfoliação sob pressão assistida é uma técnica segura e minimamente invasiva. Por ser pouco dolorosa, não há necessidade de anestésico tópico e pode ser realizada o ano todo.

O peeling a laser tem intensidade média a alta e somente um dermatologista pode realizar esse procedimento. É um procedimento rápido, porém deixa a pele muito sensível, o que impede que a paciente se exponha ao sol. Os principais peelings desse tipo são o Acroma Qs, Luz Pulsada Etherea, Laser de CO2 Fracionado.

Em todos os tipos de peeling deve ser evitada a luz do sol e seguir todas as recomendações de pré ou pós tratamento indicadas pelo seu médico.

Na próxima semana, a pauta é skinboosters. Acompanhe e descubra mais como ser sua melhor versão.