Como driblar as multitarefas

Entenda o poder da informação

Os avanços tecnológicos nos computadores e nas telecomunicações proporcionaram um aumento no fluxo de informações, permitindo a qualquer pessoa acessar, gerar e reproduzir informações de forma exorbitante e com baixo custo.

A informação auxilia no processo decisório, no entanto para uma tomada de decisão assertiva deve-se considerar a utilização de informações relevantes. O desafio está em discernir entre informações relevantes e o excesso de informações irrelevantes que circundam o nosso cotidiano.

Gestão da informação versus as multitarefas

Mas qual a relação existente entre as informações e as multitarefas? Pois bem, a oferta excessiva de informação sobrecarrega um fator cognitivo muito valorizado: a atenção. A sociedade atual exige que o indivíduo seja assertivo e rápido, obrigando-o a executar uma tarefa concomitante com outra, acionando o sistema multitasking em nosso cérebro. Contudo, tal exigência afeta diretamente na atenção e na qualidade do que está sendo executado, obrigando ao indivíduo a desenvolver a capacidade de gestão da informação e do conhecimento.

Deste modo, ser uma pessoa multitarefa na sociedade atual trata-se apenas de uma falsa percepção de otimização do tempo, pois os erros, o cansaço e a necessidade de refazer as coisas aumentam, contribuindo para o surgimento do stress e do cansaço mental.

A escolha entre multitarefa e produtividade

Sabe-se que a tecnologia facilita o acesso à informação e, dessa forma, permite ao usuário estar sempre disponível, conectado as notícias, aos e-mails, as mensagens. Para não se tornar escravo dessa tecnologia, é importante saber a hora certa de utilizá-la para que não prejudique os acontecimentos do mundo real, em tempo real.

Especialistas afirmam que alternar continuamente a atenção entre várias tarefas prejudica a memória e o raciocínio, pois o cérebro demora em média de 20 minutos para retornar a tarefa original. Dessa forma, a dica é “faça uma coisa de cada vez”. Para tanto, você deve especializar-se em organizar o tempo, articular seus compromissos, priorizando, delegando e, sim, recusando tarefas para garantir melhor sua produtividade.

Portanto, saiba planejar seu dia e estabelecer suas metas. Trace o caminho para atingi-las e certifique-se que ao final do dia, foram concluídas. Sabe-se que as distrações e intervenções irão acontecer, basta voltar-se logo ao foco.