4 passos para ter uma vida saudável

Ter uma vida saudável é um dos principais objetivos do ser humano. E nessa busca incessante por uma existência desprovida de males e sofrimento, o homem vem elaborando meios de manter a saúde, retardar o envelhecimento e delongar os anos de vida.

Resta claro que, melhor do que buscar formas de curar-se das enfermidades, é buscar constante prevenção às doenças que assolam nossa sociedade.

Esses males, como obesidade, pressão alta, diabetes, dentre outros, podem parecer simples e banais, mas são muito perigosos e porta de entrada para outras doenças piores, como as doenças crônico degenerativas.

Com o objetivo de elencar formas de prevenir essas e outras moléstias, listamos 4 passos para a prevenção de doenças.

1 – Tenha horas regulares de sono

Dormir bem pode parecer algo de pouca importância, principalmente em nossa sociedade que valoriza tanto o “esforço” que, geralmente, está associado a manter uma rotina com poucas horas de sono.

Esse é um grande erro pois ter um sono restaurador é essencial para uma vida saudável. Dormir regularmente, pelo menos oito horas por dia, permite que nosso cérebro produza novas células essenciais para combater infecções e até mesmo cânceres.

Uma boa noite de sono também nos ajuda a organizar melhor nossas lembranças, reforça nossa capacidade de memória e auxilia na produção do chamado “hormônio do crescimento”. Esse hormônio é essencial para restaurar tecidos danificados e produzir novos tecidos.

E não é só isso. O sono auxilia na prevenção e na redução dos sintomas de diversas doenças, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças infecciosas e cardíacas, diabetes e até mesmo a obesidade.

2 – Tenha uma alimentação saudável

Alimentação equilibrada é fundamental não apenas para manter uma vida saudável, mas também para prevenir uma série de doenças. A principal doença diretamente associada à uma alimentação desequilibrada é a obesidade.

O combate à obesidade não deve ser reforçado apenas por razões estéticas. A obesidade é uma doença perigosíssima, cada vez mais presente em nossa sociedade e que faz parte do rol de doenças crônico degenerativas.

Doenças degenerativas são aquelas que provocam a deterioração progressiva da saúde do indivíduo, geralmente aliada a um conjunto de fatores. Elas podem ser evitadas – com exceção das adquirida hereditariamente – mantendo um estilo de vida saudável. E isso inclui uma alimentação equilibrada.

É bom que se evite o consumo excessivo de carne vermelha e de álcool, por exemplo. Assim como de alimentos industrializados e/ou que tenham altas concentrações de açúcar, o que pode levar o indivíduo a desenvolver problemas de glicação.

Glicação é o nome que se dá aos efeitos negativos da grande quantidade de açúcar no organismo.

Na reação de glicação, carboidratos (glicose ou lipídeos) se ligam permanentemente às proteínas, sem a atuação de uma enzima. Assim, essas proteínas se modificam, impedindo que as células funcionem perfeitamente. Essas alterações promovem a formação dos chamados AGE’s – advanced glycation end products, ou “produtos finais da glicação avançada”. Por sua vez essas substâncias provocam o envelhecimento precoce do ser humano.

Portanto manter uma alimentação saudável, com a ingestão frequente de frutas, legumes e verduras, auxiliará na prevenção dessa e de diversas outras doenças.

3 – Pratique esportes

A prática regular de atividades físicas é fundamental para quem deseja manter corpo e a mente saudáveis. Exercícios físicos auxiliam na concentração, disposição e bem-estar das pessoas, potencializando a produção de endorfina.

A endorfina é uma substância produzida pelo próprio cérebro e que funciona como neurotransmissor na comunicação do sistema nervoso. É responsável pela sensação de prazer durante e após as atividades físicas.

Atividades físicas também são essenciais para o combate à obesidade. A obesidade é, praticamente, o excesso de gordura no corpo, proveniente do consumo excessivo de calorias na alimentação.

Quando ingerimos mais calorias do que nosso corpo gasta na realização das atividades diárias, nosso organismo acumula o excedente de calorias, que são armazenadas em nosso organismo na forma de gordura.

Vários fatores podem levar uma pessoa a ser tornar obesa, sendo que as principais causas da obesidade são o sedentarismo e a alimentação extremamente calórica.

Seja ativo fisicamente e você estará prevenindo uma série de doenças.

4 – Exercite também o cérebro

Pode parecer bobagem, mas fazer palavras cruzadas ajuda a prevenir doenças. Não só as cruzadinhas, mas todo tipo de atividade que exija raciocínio, como jogos de tabuleiro, leitura, estudo, ou simplesmente manter uma vida socialmente ativa pode ajudar a prevenir uma série de “doenças da mente”, como o Alzheimer e a demência.

A prática de atividades de criação e esforço mental, portanto, ajudam a mitigar as perdas das funções cerebrais, que se torna comum com o envelhecimento.

Portanto, não deixe de ter também uma vida “mentalmente ativa”.

Como pudemos ver, o desenvolvimento de hábitos simples como: dormir bem, se alimentar bem, praticar atividades físicas e mentais são essenciais para manter uma vida saudável e prevenir diversas doenças.

Isso demonstra que uma vida saudável é possível para todas as pessoas, independentemente de sua cor, gênero ou classe social. O mais importante é saber que uma vida cheia de saúde está ao seu alcance e você pode começar a construí-la agora mesmo.

Que tal dar o primeiro passo?